Curso de Formação Pastoral
- Descrição
- Currículo
- FAQ
- Revisões
O curso de formação pastoral é voltado para pessoas que desejam atuar de forma mais aprofundada na área religiosa, especificamente em funções relacionadas ao acompanhamento espiritual, aconselhamento e liderança de uma comunidade de fé. Normalmente, pode ser feito por:
-
Membros da Igreja: Pessoas que já fazem parte de uma comunidade religiosa e desejam se aprofundar em seu conhecimento bíblico, teológico e prático para ajudar na liderança da congregação.
-
Líderes Religiosos: Aqueles que já exercem alguma função pastoral ou de liderança na igreja e querem aprimorar suas habilidades de orientação espiritual.
-
Leigos Interessados: Qualquer pessoa que tenha interesse em atuar na pastoral ou em funções de apoio nas igrejas, como acolhimento, aconselhamento ou evangelização.
-
Estudantes de Teologia ou áreas afins: Indivíduos que já estão estudando teologia e desejam complementar sua formação com a vivência pastoral prática.
O Curso de formação Pastoral envolve conteúdos sobre a Bíblia, história da Igreja, ética cristã, técnicas de aconselhamento, gestão de grupos eclesiásticos, entre outros.
-
1O Ministério PastoralAula em texto
-
2Chamado ou Profissão?Aula em vídeo
Direitos: Conferência de Teologia Vida Nova realizada na Primeira Igreja Batista de Curitiba em 01 de setembro de 2011. Tema: Ética Cristã: Orientação para a formação moral de líderes cristãos Palestra - Ministério: Chamado ou Profissão? - Dr. Russell Shedd
-
3Você tem certeza do seu chamado?7 questõesAvaliar a vocação pastoral é um processo espiritual e pessoal que envolve autoconhecimento, chamado divino e confirmação da comunidade cristã. Aqui estão algumas perguntas que podem ajudar a discernir essa vocação:
-
4A importância da TeologiaAula em texto
O estudo de Deus é de máxima importância, pois o Senhor é o bem maior do homem; é a fonte de vida e sustento: “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos” (At 17.28).
-
5A importância da TeologiaAula em vídeo
A principal fonte para a boa teologia é a Bíblia. De fato, ela é fonte primária para todas as três disciplinas teológicas: teologia bíblica, teologia histórica e teologia sistemática. Neste vídeo, iremos falar um pouco sobre cada uma delas. (Direitos Reservado: Canal Voltemos ao Evangelho)
-
11Introdução a EclesiologiaAula em texto
-
12História da Igreja PrimitivaAula em vídeo
-
13Conteúdo EclesiologiaAula em texto
-
14A História da Igreja Evangélica no BrasilAula em vídeo
-
15Avaliação Eclesiologia10 questõesA avaliação a ser aplicada nesta disciplina é o questionário de escolha unica, esta ferramenta de pesquisa apresenta uma lista de opções e pede aos respondentes que escolham uma única respostas.
🔹 A pessoa deve sentir convicção e ter sinais claros de que Deus a chamou para esse ministério.
📖 "Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja." (1 Timóteo 3:1)
🔹 Ser exemplo de honestidade, fidelidade e conduta moral.
📖 "É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro, apto para ensinar..." (1 Timóteo 3:2)
🔹 Demonstrar maturidade espiritual e dependência do Espírito Santo.
📖 "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim." (João 15:4)
🔹 Ser dedicado ao estudo bíblico e à edificação da igreja.
📖 "Apegue-se firmemente à mensagem fiel, conforme a doutrina, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e refutar os que se opõem a ela." (Tito 1:9)
🔹 Ser paciente, compreensivo e misericordioso com os membros da igreja.
📖 "Apascenta as minhas ovelhas." (João 21:17)
🔹 Ter capacidade de organizar a igreja e orientar as pessoas espiritualmente.
📖 "O presbítero deve ser irrepreensível como administrador da casa de Deus." (Tito 1:7)
🔹 Deve saber lidar com críticas e desafios sem perder o controle.
📖 "Não dado ao vinho, não violento, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso." (1 Timóteo 3:3)
🔹 Outros pastores e líderes devem confirmar sua vocação.
📖 "Não seja recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na condenação do diabo." (1 Timóteo 3:6)
🔹 Precisa estar preparado para servir independentemente das circunstâncias.
📖 "Sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor." (1 Coríntios 15:58)
